On Outubro 2nd, 2018

Informática - Programação

A sociedade tem evoluído a um ritmo alucinante. Há hoje novas exigências, novos conceitos de trabalho e de competênciasro que tornam o quotidiano do século XXI num constante desafio a todas as peças do ecossistema que é a nossa sociedade.

Julga-se que o futuro será ainda mais exigente, pelo que preparar as crianças e jovens de hoje será decisivo para a sua inclusão num mundo cada vez mais digital. Para tal, competências (as denominadas soft skills) como a resolução de problemas, a gestão de projetos e de tempo, a tomada de decisões, o trabalho em equipa, o sentido de ética e responsabilidade social. Ainda dentro deste novo leque de novas competências, encontramos muitas vezes a alusão à utilização e domínio das novas tecnologias; para tal, é necessário aumentar o investimento nessas novas ferramentas digitais, tecnológicas, e na respetiva formação e adaptação das camadas mais jovens da sociedade.

Desde logo, uma das claras mais-valias da aprendizagem de código ou programação prende-se com o facto de, ao adquirir as bases da ciência computacional, as crianças e jovens terão uma clara melhoria a níveis de raciocínio lógico e criativo; por outro lado, terão ainda maiores chances de transformar em software qualquer ideia – à semelhança de um pintor e sua tela, ou um escritor e seu bloco e caneta.

A “Happy Code”, escola de tecnologia e programação para crianças e jovens, com a qual a Know+ estabeleceu uma parceria para o desenvolvimento de atividades e workshops em Benfica, identifica ainda as seguintes vantagens desta nova realidade:

  1. Melhorias na escrita
  2. Melhorias em disciplinas lógicas, tais como a matemática ou ciências
  3. Aumento de criatividade
  4. Aumento de confiança
  5. Melhoria na aprendizagem do inglês

Também o Ministério da Educação reconhece esta necessidade. No documento “Probótica – Programação e Robótica no Ensino Básico” (dge.mec.pt - 2017), reconhece-se que o desenvolvimento destas atividades preconizam o investimento em “competências ligadas à comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico (4cs – CommunicationCollaborationCreativityCritical Thinking) (…):

  • Comunicação, através de estratégias que envolvam comunicação presencial e digital, escrita e falada;
  • Colaboração, onde se focam capacidades desenvolvidas através da interação, discussão, diálogo e partilha;
  • Criatividade, recorrendo a atividades colaborativas e individuais que promovam o desenvolvimento de pensamento crítico, fundamental para a reflexão e para a resolução de problemas;
  • Pensamento crítico, ligado à capacidade de pensar e refletir sobre as diferentes situações, sendo essencial para a resolução de problemas.”

Embora muitos pais receiem um excesso de interação / dependência com ecrãs e tecnologias, é do entender do Ministério da Educação, da Happy Code e da Know+ que uma utilização guiada e informada, com objetivos estabelecidos para o cumprimento de tarefas e metas bem delineadas não colocará em risco quer a vida social, quer o aproveitamento escolar. Pelo contrário, entendendo e utilizando bem as novas tecnologias, abrimos portas a mais e melhores ferramentas que ajudarão as crianças e jovens, quer no presente, quer no futuro.

Praça Professor Santos Andrea, 16-A
Benfica 1500-510 Lisboa

Email - knowmoreportugal@gmail.com
Telefone - 21 5814 187      Whatsapp - 918 949 485

EMPRESA

ConceitoBlogEquipa
Newsletter

ServiçOS

ServiçosBenefíciosEventosEspaço
Preços
© Know More 2017
Made by Bind Agency
facebookgoogle-plusinstagrammenu