On Setembro 14th, 2018

Dicas para o início do ano letivo

Este é um momento crucial no ano. Para começar bem, tem de se preparar bem e para isso reunimos 10 conselhos para um início que garante o sucesso ao longo do ano letivo, para pais e para filhos.

O essencial passa por organizar a rotina de maneira a que tenhamos aproveitamento no estudo, para isso, inicialmente pretende-se que se tenha todo o material necessário reunido com alguma antecedência de maneira a não sentirem tanto a azáfama desta época. Assim, os resultados serão melhores para depois poder organizar uma rotina diária para o estudo, o lazer, a família e o descanso.

1 - Estabelecer consistentemente as rotinas desde o início

Os locais onde se estuda são importantes, devem ser confortáveis, bem iluminados, ter os materiais acessíveis para permitir a melhor concentração. As mesas e cadeiras devem corresponder às medidas de quem as usa. No caso de frequentar um centro de estudos, procure as melhores condições (área, conforto, materiais pedagógicos, etc.) e saber mais sobre a experiência dos profissionais e o trabalho desenvolvido ao longo do ano com o seu filho. É também importante ter em atenção a proximidade com a escola e a sua casa.

2 - As mochilas e os materiais escolares

É fundamental que haja uma lista de materiais requeridos desde início, para não haver compras a mais ou a menos.

Para poupar e ao mesmo tempo dar materiais de qualidade ao seu filho, o melhor é escolher materiais que sejam capazes de durar o ano letivo inteiro, normalmente algumas marcas são mais acessíveis mas os materiais não têm muita qualidade (por exemplo, os marcadores muitas vezes têm menos tinta, ou tinta de menor qualidade), depois terá um peso superior no orçamento porque uma compra não irá chegar.

A mochila é uma peça essencial e tem mais importância do que normalmente as pessoas acham. Para além de terem de ser atrativos, consoante os gostos de cada criança/jovem, convém que corresponda ao tamanho de costas, as alças devem ser largas e em formato "S" (almofadadas de preferência), forro acolchoado e deve ter cintos à altura do peito e da cintura. Assim a postura poderá ser melhor e evitar alguns problemas de saúde comuns, quando as escolhas são as menos acertadas. O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança.

3 - As regras

As regras devem ser colocadas em cima da mesa desde o início, mas não precisam de ser rígidas e pouco cativantes. Uma ideia é colocá-las de forma interativa, como por exemplo usando um quadro de tarefas com adereços, ímanes, stickers da moda, etc.

4 - Pausas nas sessões de estudo

Para fomentar a concentração não é preciso estar horas a fio num espaço a estudar, a fazer resumos ou a fazer exercícios. Pelo contrário, o melhor para o exercício mental e para aprender é fazer pausas regulares. Num período de estudo de 1h, é importante pausas de 10 a 15 minutos, aproveitar para lanchar, beber água, conversar sobre outro assunto, antes de voltar ao estudo. Assim o rendimento e a motivação serão maiores.

5 - Hábitos de estudo

Deverá haver hábitos de estudo, poderá usar um horário onde poderá avaliar o horário escolar e completar com o horário de estudo em casa ou no centro de estudos. Não é preciso que seja muito tempo, mas é preciso aproveitá-lo através de estratégias, cada um terá diferentes resultados, com estratégias diferentes. É importante que haja tempo para tudo: estudar, brincar, estar com a família e descansar. Um bom sono ajuda a sedimentar a matéria estudada.

6 - Atividades de Tempos Livres (ATL)

As atividades de distração são muitas vezes uma opção extra, devido também ao horário de trabalho dos pais. Estas têm um papel importante para que as crianças e jovens possam socializar e desenvolver essas mesmas competências e outras, dependendo da atividade escolhida. Estas atividades também podem ser em família. Uma das opções que propomos é o Yoga em Família, que promove um maior conhecimento e relação entre si e o seu filho.

7 - Tempo de qualidade

Ainda dentro do lazer, sabemos que muitas vezes os pais estão ocupados e é difícil a adequação à vida de mãe e pai, no entanto este poderá ser dos pontos mais desafiantes, mas mais relevantes para uma consistência de resultados ao longo do ano. Pondere fazer atividades programadas semanalmente, que sejam diversas e que possam ser realizadas por todos os membros da sua família, para que todos possam desfrutar. O fortalecimento de relacionamento entre pais e filhos pode tornar-se no motor do sucesso do seu filho.

8 - Desporto e Saúde

Como complemento não menos importante, é fundamental cuidar da saúde do seu filho, ir ao médico com alguma regularidade e estar atento. Para evitar algum tipo de problemas e manter a saúde e o bem-estar em primeiro lugar, praticar desporto é essencial, pois o tempo de Educação Física na escola nunca é suficiente.

9 - Alimentação e nutrição

Para promover o bem-estar e fomentar a boa alimentação desde cedo para um crescimento saudável e equilibrado, é melhor estar atento à alimentação. Os snacks, bolos, bebidas com açucar e outros alimentos pouco nutritivos estão sempre a mais numa escola, por isso é importante educar no sentido contrário. O seu filho vai sentir-se melhor e os problemas também serão menores. A condição física é melhor, previne algumas condições (diabetes e obesidade) e diminui a probabilidade de hiperatividade, desconcentração, etc.. Uma opção é ainda o aconselhamento com um nutricionista.

10 - Elogios e recompensas

A escola é um momento crucial na vida de uma criança e com o empenho e responsabilidade demonstrado ao longo dos vários períodos letivos, a elogia e a recompensa pelo bom trabalho deverão estar presentes. A exigência não deve ser excessiva, porque pode revelar o contrário daquilo que é esperado, por isso é importante valorizar a motivação e os progressos, ajudando nas falhas e fracassos que poderão surgir ao longo desta etapa. Todos gostamos de ser elogiados pelo nosso trabalho.

 

Com estas 10 dicas esperamos ajudar ao sucesso do seu filho, este ano letivo. Lembre-se que acima de tudo o importante é estar presente.

 

Praça Professor Santos Andrea, 16-A
Benfica 1500-510 Lisboa

Email - knowmoreportugal@gmail.com
Telefone - 21 5814 187      Whatsapp - 918 949 485

EMPRESA

ConceitoBlogEquipa
Newsletter

ServiçOS

ServiçosBenefíciosEventosEspaço
Preços
© Know More 2017
Made by Bind Agency
facebookgoogle-plusinstagrammenu