Muito temos ouvido falar sobre os benefícios da prática física na infância e na adolescência; no entanto, quando a prática de uma atividade física se junta a uma prática artística, os benefícios podem ser ainda maiores. É o que verificamos ao experienciar a dança nas suas diferentes vertentes.
No caso específico da dança contemporânea, esta desenvolve-se segundo diferentes níveis, de acordo com a idade e o nível técnico dos alunos: principiante, intermédio ou avançado. Esta modalidade visa o desenvolvimento técnico e criativo dos alunos, estimulando e desenvolvendo as habilidades do corpo no espaço, enfatizando a expressão e a criatividade.
Através da dança, aprende-se a importância do cuidado do corpo e da saúde, além de se verificar uma forte contribuição na formação de um sentido crítico e consciente, no qual os praticantes crescem compreendendo as suas ações particulares e coletivas no tempo e espaço em que atuam.
Por ser uma atividade coletiva e lúdica, a dança é um instrumento de facilitação dos relacionamentos interpessoais, no desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança e do sentido de responsabilidade para consigo e com o outro.
Nos mais novos, ainda em idade pré-escolar, a dança fortalece diversas habilidades corporais, com enfoque na expressão dramática. Por outro lado, incentiva as crianças à criatividade e à diversão, pois desenvolve-se através de jogos e expressão livre.
A dança contemporânea não se limita a uma ação só pedagógica. Prioriza uma educação motora consciente e global, procurando também melhorar o comportamento da criança, assim como valorizar a disciplina e o trabalho em equipa.
A partir dos 6 anos, a dança contemporânea investiga a relação corpo–gravidade: tanto o peso das partes como um todo, e este ser inteiro no espaço. Esta relação provoca assim variações de posições, níveis e planos, gerando quedas, elevações e rolamentos.
As múltiplas variações de fluxo, qualidades de movimento, dinâmicas, relações espaciais, formas, ritmos e sensações geram estímulos para cada indivíduo mergulhar na sua corporeidade a caminho do potencial criador do aluno.
Assim, a prática regular de dança contemporânea traz como principais benefícios:
- Proporciona uma postura correta, agilidade, coordenação de movimentos e equilíbrio.
- Fortalece os grupos musculares e melhora a flexibilidade, a força e resistência.
- Permite desenvolver o ouvido musical, o sentido rítmico e a memória.
- Promove a expressão, a criatividade, a confiança e desenvolve as habilidades dotrabalho em equipa.