On Novembro 14th, 2018

13 Dicas para fazer uma boa apresentação em PowerPoint

As apresentações de PowerPoint cada vez mais são um dos meios de complemento a uma apresentação oral sobre um determinado assunto académico ou profissional. Nas escolas este acaba por se um meio essencial mesmo para a preparação dos alunos para o ensino superior. Aqui damos algumas dicas de como preparar uma boa apresentação em PowerPoint, valorizando a parte da imagem e do que se transmite através dela, fazendo com que todos percebam o objetivo mesmo sem ouvir a apresentação.

1 – Começa pela conclusão – o objetivo é demonstrar como se chegou àquela conclusão, através de construção de várias slides explicativos.

2 – Usa pouco texto – os slides são perfeitos para transmitir imagens, esquemas, pontos importantes e por isso nunca é uma boa ideia colocar slides com muito texto. Para isso existem os trabalhos escritos.

3 – Evita o uso sistemático de pontos – os pontos poderão ser usados para inumerar por exemplo os subtemas daquilo que vamos apresentar ou os objetivos, no entanto não se deve abusar, a apresentação deve ser o mais diversificada possível.

4 – Cada ponto é uma ideia – cada slide deve representar uma ideia, um objetivo ou um daqueles pontos inumerados anteriormente. Não se deve misturar ideias e correr o risco de tornar toda a apresentação numa confusão.

5 – Os tipos de letra – usa no máximo dois tipos de letra diferentes, por exemplo uma para o título e subtítulo e outra para o corpo de texto. Não se torna agradável para quem está a ler, porque vai se chamado à atenção para demasiados pontos e torna o texto visualmente confuso.

6 – O tamanho aconselhável é o tamanho 24 em tipos de letra sem serifa como a Arial o a Tahoma. O tamanho pequeno só vai dificultar a visualização do que está lá escrito e pode ter influência na nota final.

7 – Os melhores gráficos para usar são os gráficos 2D e nunca se deve exagerar nas cores, ou devem pertencer às mesmas paletes de cor o então optar por apenas das cores.

8 – Relê os slides no final – confere se no final a perspetiva do teu PowerPoint é agradável e em pouco tempo consegues tirar conclusões dos slides.

9 – Não ler slides na íntegra – nas apresentações nunca se deve repetir o ler o texto que lá está. Em vez de chamar a atenção do tema, isso vai fazer com que a apresentação seja ignorada, porque o espetador também sabe ler o que lá está.

1 – Cria um documento de suporte em texto– para ajudar a não ler slides o melhor é criar um documento de apoio ou cartões de memorização.

11 – Evita demasiada animação – a animação pode ser uma distração não só para quem assiste, mas também para quem apresenta. Não é uma boa solução para quem se perde facilmente.

12 – Não entregues cópias dos slides a quem assiste – sendo o PowerPoint um suporte não é suposto a apresentação funcionar sem a tua apresentação do tema.

13 – As imagens – as imagens (incluindo vídeos) devem ser de qualidade e ter ligação ao tema para tornar a apresentação consistente.

Cada vez mais as apresentações são avaliadas e podem mesmo ser um bom meio de avaliação dos alunos, para competências futuras não só ligadas à tecnologia, mas também à comunicação. uma boa apresentação significa um bom aproveitamento.

Praça Professor Santos Andrea, 16-A
Benfica 1500-510 Lisboa

Email - knowmoreportugal@gmail.com
Telefone - 21 5814 187      Whatsapp - 918 949 485

EMPRESA

ConceitoBlogEquipa
Newsletter

ServiçOS

ServiçosBenefíciosEventosEspaço
Preços
© Know More 2017
Made by Bind Agency
facebookgoogle-plusinstagrammenu